quarta-feira, 8 de agosto de 2007

A HISTÓRIA DE UM PAI E UM FILHO


Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e o seu comportamento eram uma decepção para seus pais que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido. Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo:
- Se você, meu filho, mudar seu comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade de Medicina, lhe darei então um belo carro de presente... Por causa desse carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar.
Mas, o pai, embora feliz, ainda tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversa sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel e isso poderia ser um mal sinal. O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços. Assim, o grande dia chegou. Tinha sido aprovado para o curso de Medicina. Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel prometido.
Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente. Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote e, para sua surpresa, havia ali "apenas" uma Bíblia. O rapaz ficou visivelmente decepcionado com o pai, e nada mais disse. A partir daquele dia, o silêncio e a distância separaram pai e filho. O jovem se sentia traído e, agora, lutava para ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade. Raramente mandava noticias para a família.
O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Em todo esse tempo, as tentativas do pai para reatar os laços sempre foram em vão. Até que um dia o pai, muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu e veio a falecer.
No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, aquela Bíblia que tinha sido o último presente do pai, e que ele havia deixado para trás. De volta à sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, quando colocou o livro numa estante, notou que havia um envelope dentro dele. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque. A carta dizia:
-"Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para que você escolha o carro que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: A Bíblia Sagrada. Nela aprenderás o Amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência".
Agora, corroído pelo remorso, o filho cai em profundo pranto. E a carta ainda finalizava assim:
- "Como é triste a vida dos que não sabem perdoar. Isso leva a erros terríveis e a um fim ainda pior. Antes que seja tarde, perdoe aquele a quem você pensa ter lhe feito mal. Talvez se olhar com cuidado, vai ver que há também um cheque escondido."

14 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

porisso que nos devemos perdoa.

Marianny Rosa disse...

vou postar esta mensagem no meu blog. já ouvi ela e me emociono sempre que reeleio. ée linda o meu blog ée este sequiser visitar, obrigada.http://vivendopara-deus.blogspot.com/

Lg disse...

amei essa msg ,me emocionei de verdade gente .
por isso devemos perdoar o nosso proximo.

Lg disse...

faça a sua parte e vc vera q a vida vale apena.

Shirlei disse...

Essa mensagem é maravilhosa pena que os filhos não vejam isso à tempo.Meu filho Marcos não fala comigo à anos e morro a cada dia,sempre peço a Deus para ajudar que me procurem ou me atendam mas...meu filho menor Lucas me conforta, mas não gerei só um deles espero que de tempo de nós encontrarmos nem que seja por um minuto antes de morrer ou melhor,antes de ser enterrada porque morta já estou,eu os amo e amarei sempre.
Shirlei Ribas Ristow

Ilton Ricardo disse...

Resate seus cheques!

Quando se separar, principalmente de seus entes queridos, não saia brigado, talvez você não tenha oportunidade de fazer mais tarde. Regate seus cheques enquanto ainda tem fundos!

fernanda estudante disse...

Nossa amei mesmo você e um grande autor !

lidiane danta de sousa disse...

devemos perdoar as pessoa e ou proximo ela mim emociono quando eu lei e linda essa mensagem

lidiane danta de sousa disse...

eu assim que lei mim emocino e linda e este sequiser visita ,obrigado.

socorro disse...

essa mensagem e um grande exemplo pra todos acreditar em deus e saber perdoar seu pximo

Unknown disse...

leia com atenção e pensw ,mais pense muito um pai.....

Unknown disse...

Esta história e muito linda triste porque orgulho matar tudo

Anônimo disse...

Este menino está separado do pai afetivo.. Pai e filho vivem sendo afastados um do outro pela mãe do menino por ciúmes. Apesar disso o menino nunca desiste.. veja o vídeo que linda homenagem que ele faz para seu pai de consideração. .o final do vídeo é lindo demais.. https://youtu.be/5dlxN14_O1w