domingo, 26 de agosto de 2007

VIVER CONTENTE

Paulo estava preso. Pesava sobre sua cabeça uma sentença de morte. Estava passando necessidades. Ainda assim, declarava estar feliz conforme Filipenses 4.10-13.
Qual era o seu segredo? A lição que podemos tirar é que este estado de espírito não vem por acaso. É resultado de um longo aprendizado. Ele considerava cada experiência, boa ou ruim, uma excelente oportunidade para aprender a viver.
O que o Apóstolo Paulo estava dizendo é que é possível conservar a serenidade, o controle da situação, a autonomia, independentemente dos problemas que estamos passando.
É como se dissesse: Aprendi a manter a serenidade em toda e qualquer situação. Na hora da humilhação ou da exaltação. Na hora da fartura ou da fome. Na hora da abundância ou da escassez.
A maioria das pessoas não sabe administrar nem uma situação nem outra. Quando estão "por baixo", xingam, reclamam. Quando estão "por cima", esbanjam e humilham quem está "por baixo".
O cristão pode passar por diversas experiências na vida, da fome à fartura; da escassez à abundância. Somente aqueles que estão unidos com Cristo e dispostos a aprender poderão dizer: Aprendí a viver contente em toda e qualquer situação.

Nenhum comentário: