sexta-feira, 3 de agosto de 2007

O BISCOITÃO REDONDO


A mãe de Paulinho deu-lhe um biscoitão no café da manhã. Hum! Estava tão gostoso! Num instante o menino comeu todo o biscoitão. Após o café, Paulinho correu à cozinha e falou:

- Mamãe, muito obrigado pelo biscoitão gostoso.

Mas sua mãe respondeu:- Não agradeça a mim. Eu não fiz o biscoitão. Comprei-o na padaria. Agradeça ao padeiro.

Paulinho não teve dúvidas. Ao passar pela padaria, falou:

- Sr Padeiro, hoje de manhã mamãe me deu um biscoitão gostoso. Eu agradeci a ela, mas ela me falou: Não agradeça a mim; agradeça ao Padeiro. Então, Sr Padeiro, muito obrigado pelo biscoitão gostoso.

O padeiro, Sr. Manuel, sorriu e disse:

- Não agradeça a mim, menino. Eu só ajudei um pouco, assando o biscoito. Agradeça ao Fazendeiro que me vendeu a farinha.

Paulinho foi até à fazenda. Encontrou o Fazendeiro trabalhando e lhe falou:

- Sr Fazendeiro, hoje de manhã a minha mãe me deu um biscoitão gostoso. Eu agradeci a ela, mas ela me disse: Agradeça ao Padeiro. Eu agradeci ao Padeiro, mas ele me disse: Não agradeça a mim, agradeça ao Fazendeiro. Portanto, Sr Fazendeiro, muito obrigado pelo biscoitão gostoso.

Acontece que o Fazendeiro respondeu:

- Sabe, garoto, eu só ajudei um pouco, plantando, colhendo e moendo o Trigo. Por isso não agradeça a mim, agradeça ao Trigo que me deu a farinha.

O menino foi até à plantação de trigo. Estava toda amarelinha. Paulinho falou:

- Sr Trigo, hoje de manhã minha mãe me deu um biscoitão gostoso. Eu agradeci a ela, mas ela me disse: Agradeça ao padeiro. Eu agradeci ao padeiro, mas ele me disse: Agradeça ao fazendeiro. Eu agradeci ao fazendeiro, mas ele também me disse: Não agradeça a mim, agradeça ao Trigo, que me deu boa farinha. Portanto, Sr Trigo, muito obrigado pelo biscoitão gostoso.

O Trigo balançou ao vento e falou:

- Não agradeça a mim também. Agradeça à Chuva que molhou a terra e me fez crescer.Paulinho saiu a procura da Dona Chuva. Finalmente a encontrou e disse:- Dona Chuva, hoje de manhã mamãe me deu um biscoitão gostoso. Eu agradeci a ela, mas ela falou: Não agradeça a mim, agradeça ao Padeiro. Eu agradeci ao Padeiro, mas ele disse: Não agradeça a mim, agradeça ao Fazendeiro. Eu agradeci ao Fazendeiro, mas ele me disse: Não agradeça a mim, agradeça ao Trigo. Eu agradeci também ao Trigo, mas ele me falou: Não agradeça a mim, agradeça à Chuva. Portanto, Dona Chuva, muito obrigado pelo biscoitão gostoso.

A chuva riu e falou:

- Eu só ajudei um pouco também. Agradeça ao Sol, que deu força à terra para produzir o Trigo.Quando a Chuva se foi e o Sol tornou a brilhar, o menino gritou:- Sr Sol, hoje de manhã mamãe me deu um biscoitão gostoso, eu agradeci a ela , mas ela falou: Não agradeça a mim, agradeça ao Padeiro. Eu agradeci ao Padeiro, mas ele me disse: Não agradeça a mim, agradeça ao Fazendeiro. Eu agradeci ao Fazendeiro, mas ele também falou: Não agradeça a mim, agradeça ao Trigo. Pois eu agradeci ao Trigo, e o Trigo também disse: Não agradeça a mim, agradeça à Chuva. Eu agradeci à Chuva, e ela me respondeu: Não agradeça a mim, agradeça ao Sol. Portanto, Sr Sol, muito obrigado pelo biscoitão gostoso.

O sol, todo sorridente, falou grosso e forte:

- Não agradeça a mim, menino. Agradeça a Deus, que fez a terra, que mandou a Chuva, que me fez brilhar para que o Trigo pudesse crescer. Foi Ele quem deu força ao Fazendeiro para plantar, colher e moer o Trigo. Foi Ele quem deu ao Padeiro sabedoria para fazer um biscoitão tão gostoso! Foi Ele quem deu saúde e força a seus pais para trabalharem e ganharem o dinheiro com que sua mãe comprou o biscoitão gostoso.

Ah! Paulinho descobriu o segredo do biscoitão! Correu para o seu quarto, ajoelhou-se ao lado da cama e orou:
- Pai do céu , meu bom Deus, muito obrigado pelo biscoitão gostoso que comi hoje de manhã. Muito obrigado por todas as coisas boas que o Senhor me dá. Em nome de Jesus. Amém.


Salmo 136.1: "Agradeçam ao Deus Eterno porque ele é bom; o seu amor dura para sempre."


3 comentários:

Anônimo disse...

Muito linda esta história, acredito que as crianças vão gostar muito.

Anônimo disse...

Muito linda esta história, acredito que as crianças vão gostar muito.

Nazaré Castro disse...

Amo essa história escutei quando ainda estudava ...🥰🥰